Vida Acadêmica

Estudos de Campo

Os estudos de campo reúnem as disciplinas do currículo comum e, consequentemente, as áreas do conhecimento (Humanidades, Naturezas, Linguagens e Matemática) em ações de pesquisa e aula de campo, possibilitando a efetiva articulação dos binômios teoria/prática, escola/sociedade e currículo/vida.

A 1ª série tem como principal objeto de pesquisa o próprio bairro e os entornos da Escola. Especial atenção para o parque hidrográfico, a reserva Parque da Pedra Branca e o complexo lagunar de Jacarepaguá/Barra da Tijuca.

Já a 2ª série faz uma viagem à Unidade Sesc Bertioga, em São Paulo, na qual estudos sobre o bioma Mata Atlântica, a ocupação do litoral brasileiro desde o século 16, a formação da identidade nacional a partir dos povos indígenas e caiçaras, assim como a história e as contribuições sociais do Sesc são alguns dos temas do caderno de estudos de campo.

A 3ª série, como já é tradição na Escola Sesc de Ensino Médio, realiza o estudo de campo na Estância Sesc Pantanal, no Mato Grosso, reunindo olhares e perspectivas das diversas áreas do conhecimento e possibilitando acesso a um precioso patrimônio natural brasileiro.