Iniciação Científica

 

O projeto de iniciação científica ocorre em um percurso de dois anos (com cerca de 120 horas/aula). Na primeira fase, um conjunto de aulas (módulos), que ocorrem nas manhãs de sábado (8h às 10h), possuem como principal objetivo o letramento científico, apresentando a Pesquisa como princípio pedagógico, alicerce da educação emancipatória que permite o jovem a competência primordial de aprender a conhecer permanentemente, assim como faz crítica justa e reflexiva ao cientificismo que toma conta do mundo contemporâneo na mesma medida em que incita o jovem na construção da paixão pela produção de conhecimento.

iniciação-científica-(1)_01 iniciação-científica-(1)_02
iniciação-científica-(2)_01 iniciação-científica-(2)_02  

Na segunda fase, os jovens já constituem grupos de pesquisa, com projeto (tema, justificativa, objetivos e metodologias definidas) e claro, são acompanhados semanalmente por um professor-orientador.

Durante o ano, encontros preenchidos pela ação investigativa conduzem os estudantes no caminho da produção científica. O encerramento do projeto acontece no final da 2ª série, no qual cada grupo apresenta seus resultados no Fórum de Iniciação Cientifica da Escola Sesc de Ensino Médio.