Utópolis: cidade virtual

Bem-vindos a cidade de Utópolis!

 

Na praça central da cidade diversas rodas de conversa se formam e o assunto é um só: as eleições municipais que se aproximam. A antiga Igreja ao fundo assiste com sua tranquilidade dominical às diferentes teorias e opiniões dos moradores (…)

Naquela tarde de domingo, um grande número de idosos lembravam de antigas lideranças políticas nacionais e locais, uns com saudosismo nostálgico outros com animosidade imperecível, revelando suas preferências e causando até certo espanto nos jovens ouvintes ao redor (…). Nas escadarias da Igreja, após o culto de domingo, um grupo de jovens discorda acerca do melhor caminho para escolher o candidato. Enquanto uns defendem o voto em candidatos de promessas mais imediatas, outros preferem dar crédito aos que apresentam propostas de longo prazo(…) Recém-chegados em Utópolis, o jovem casal com um filho pequeno veio se instalar no crescente distrito industrial moveleiro da cidade (…) afirma que pretendem votar em quem investir no crescimento da economia local (…).

Utópolis é bastante semelhante a outras cidades brasileiras. Na região central há uma concentração de belas construções residenciais, muitas remanescentes do período colonial, com ruas arborizadas e bem conservadas, onde moram os ricos comerciantes, empresários locais e muitos membros da câmara de vereadores e do poder executivo. Por outro lado, os bairros periféricos sofrem as mazelas da segregação socioespacial, com destaque para as diversas moradias inadequadas, em regiões de várzea e nas encostas dos morros limítrofes da cidade. Nestes locais os sistemas de ensino, transporte e saúde são deficitários, contrastando um pouco com a situação na zona central. Assim, de maneira geral, Utópolis vive uma situação delicada na oferta de pública de serviços básicos, estimulando a população com poder aquisitivo a procurar opções de melhor qualidade em outros municípios maiores. A cidade cresceu cercada por pequenos morros e está cortada por uma ampla rede de drenagem que meandram os bairros, recebendo efluentes domésticos e rejeitos do distrito industrial…”

Está é nossa cidade virtual: Utópolis. Importante projeto que, implementado em 2016 e capitaneado pela área de Ciências Humanas, propõe à comunidade escolar (educandos e educadores) envolvimento no processo criativo, tanto na construção/definição de suas características (realidade social concreta e simbólica) quanto na elaboração dos partidos políticos que participam do processo eleitoral.

Os estudantes foram organizados em cinco partidos políticos vinculados a modelos ideológicos que cobriam a maior vastidão possível de posicionamentos. Partidos de centro (PPD – Partido Progressista Democrático), direita (PDL – Partido Democrático pela Liberdade), extrema direita (PRUCC – Partido Radical da União Capitalista Cristã), esquerda (PPB – Partido Popular Brasileiro) e extrema esquerda (PRC – Partido Revolucionário Comunista), foram fundados, organizaram suas plataformas eleitorais e em convenção escolheram seus candidatos a Vereador, Prefeito e Vice-Prefeito. A própria campanha eleitoral ocorre ativamente, com materiais diversos, programa de rádio, redes sociais; culminando em rico debate no Teatro do Centro Cultural Escola SESC de Ensino Médio. Em seguida: a eleição com alunos formando as seções eleitorais em todas as suas atribuições. A votação e o escrutínio contaram com a participação dos presidentes das seções eleitorais, bem como de fiscais de todos os partidos e professores que compõem o Tribunal Regional Eleitoral.

Esse projeto, não se encerra com o processo eleitoral (avança na direção da governança da cidade), na verdade, ele oportuniza aos alunos uma aprendizagem ativa e participativa (Active Learning), reunindo teoria e prática, apresentando os conteúdos acadêmicos em sua plena aplicação cotidiana. E claro, o projeto vai ao encontro dos referenciais presentes em nossa missão pedagógica, estimulando a criatividade e a formação para o exercício da cidadania nas dimensões ética, estética e política.

Foto: convenção partidária (definição de plataformas e futuros candidatos)

Foto: convenção partidária (definição de plataformas e futuros candidatos)

 

Foto: debate de candidatos à prefeitura de Utópolis.

Foto: debate de candidatos à prefeitura de Utópolis.