Vida Acadêmica

Projeto Social

O Projeto Social da Escola Sesc de Ensino Médio é composto por uma série de atividades, dispostas em laboratórios de reflexão-ação, realizadas por nossos estudantes sob a mediação de educadores e líderes comunitários. Introduzir reflexões sobre a responsabilidade social inerente à produção de conhecimento, implementar parcerias jovem-sociedade e promover a integração da própria comunidade escolar com demais instituições do entorno (ONGs, associações de moradores, orfanatos e igrejas) são algumas das principais metas impressas nesta etapa curricular.

São oferecidos os seguintes laboratórios:

Eixo Acessibilidade e Construção Identitária

Audiovisual popular

O audiovisual como ferramenta de expressão artística e crítica social. A comunicação e a criação de imagens como forma de disputa de imaginários sociais e proposição de outras representações de grupos marginalizados e/ou invisibilizados socialmente.

Gerações e sociabilidades

A dança e suas técnicas como ferramenta de atuação em ações intergeracionais, entre os estudantes da Escola Sesc e participantes das comunidades do entorno. Práticas que estimulam a sociabilidade, a cooperação, o respeito às diferenças e o sentimento de pertencimento social.

Graffiti

Intervenções urbanas em contextos de exclusão social, com foco na criação de novas interlocuções entre os seus usuários. Os participantes vivenciam experiências comunicativas, políticas e estéticas que geram novos olhares sobre o espaço urbano e ampliam as relações de afetividade com a cidade.

Mão na roda

Capacitação sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência. Os participantes vivenciam práticas sobre lazer acessível, desporto adaptado e desenvolvem mapeamento de acessibilidade no campus e nos bairros adjacentes.

Teatro engajado

Práticas teatrais que dialogam com técnicas do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, para construção de debates a partir de vivências cênicas que pensem a dialética entre opressores e oprimidos em contextos diversos.

Eixo Sustentabilidade e Memória Social

Música e meio ambiente

Prática e experimentação musical em diálogo com as temáticas do meio ambiente e da sustentabilidade. Por meio da pesquisa de sonoridades e da introdução à produção de instrumentos, aprender e praticar outras relações com o aproveitamento de materiais e com a cidade.

Contação de histórias

Narrativas literárias que se utilizam de técnicas teatrais e circenses, como jogos e palhaçaria, visando à interlocução com grupos ou crianças em situação de risco social, residentes em orfanatos e abrigos.

Gerações e memória

Experimentações cênicas com foco no resgate de memórias e nas relações intergeracionais, entre os jovens estudantes da Escola Sesc e participantes da 3ª idade de comunidades do entorno.

Inovação social

Mapeamento de demandas sociais do entorno para o desenvolvimento de ações inovadoras por meio de tecnologias diversas que visam à melhoria da qualidade de vida.

Moda ética

Capacitação, sob a ótica de conceitos sustentáveis, em customização de roupas, reaproveitamento e renovação de peças. O laboratório promove o pensamento sobre consumo, uso responsável dos recursos naturais e geração de renda, por meio de intercâmbios e vivências entre estudantes e comunidades do entorno.