Educação Híbrida e Pesquisa TIC Educação

Foi ao ar no dia 19 de outubro o programa Conexão Futura, no Canal Futura, com a participação do professor André Ferreira, coordenador pedagógico da Escola Sesc de Ensino Médio.

O tema central do programa foi a pesquisa TIC Educação, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que comprovou, entre outros dados, que 73% dos professores já incorporaram o computador e/ou a internet como ferramenta pedagógica.

O professor apresentou o modelo de ensino híbrido que vem sendo aplicado na Escola Sesc. Falou sobre a utilização de celulares, notebooks e smartphones durante as aulas, reforçando que os aparelhos foram incluídos naturalmente no processo de aprendizagem. André também enfatizou que a equipe pedagógica da Escola tem refletido sobre os desafios da formação docente, compartilhando experiências e ações educativas em um modelo híbrido, de forma a despertar o interesse do alunos que fazem parte de uma geração digital.

“É preciso compreender quem são esses jovens, quem são esses sujeitos e o que eles esperam da escola e da educação formal”, afirmou André. E, nessa tentativa de aumentar o diálogo, a tecnologia aparece como uma linguagem que possibilita a aproximação entre aluno e professor. Cria-se uma rede colaborativa de aprendizagem, com o professor como mediador, onde o conteúdo básico pode ser aprendido em casa com vídeos, blogs e jogos, e a sala de aula se transforma num campo para a discussão e o aprofundamento do conhecimento, desenvolvendo a autonomia e o gosto pela pesquisa.

O programa está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n4BXfVCh9J4 ou no site do programa http://www.futura.org.br/conexaofutura/

 

 

Confira outros dados da pesquisa TIC Educação em: http://cetic.br/pesquisa/educacao/indicadores