Ensino Híbrido na Escola Sesc

ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO E A FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA O ENSINO HÍBRIDO

A Educação Híbrida sugere que sejam (re)pensados os tempos e os espaços da escolarização. Sugere também que haja (re)organização dos currículos e das metodologias de ensino e que os processos sejam personalizados e plugados na rede de dados/informações que a Internet oferece. Sem esquecer, claro, de convidar os alunos para a construção – em modo Wiki 1 – dessas novas propostas pedagógicas.

Para os educadores, a entrada nesse mundo de performances virtuais não é menos complicada do que a já desafiadora sala de aula física, na qual o carisma, o domínio dos conteúdos específicos e suas possíveis articulações com outras áreas do conhecimento, capacidade de expressão e comunicação são também fundamentais.

O professor do Terceiro Milênio deve pensar-se membro do rizoma que se relaciona às circunstâncias histórico-sociais e não às verdades absolutas, atuando como parte dessa rede humano-mundo formada pelos ambientes online e off-line. Deve valorar as coisas (animadas ou inanimadas) não apenas pelo que guardam em si, mas pela sua potência de conexão e compartilhamento. E ainda, reconhecer-se como um fazedor dessas coisas (do real-virtual e do real-concreto), implementando suas ações educativas com produtos (materiais e imateriais) que expressem a força da invenção, da autenticidade e da originalidade.

A equipe pedagógica da Escola Sesc de Ensino Médio, tem refletido sobre os desafios da formação docente, compartilhando os atalhos, sugestões, sucessos e resistências para a ação educativa em uma perspectiva híbrida, necessária para despertar o desejo de aprender nessa incomparável geração de jovens do século XXI. Juventudes digitais que têm apresentado uma inteiramente nova forma de ser-jovem, a partir do contato com uma sociedade altamente tecnologizada e essencialmente conectada pela rede de dados, informações e (potência de) construção de conhecimentos que a Internet proporciona.

Veja também:

1 Para os “iniciados” na cibercultura, o modo Wiki é sinônimo de abertura e processos de produção de cultura e conhecimento em rede através de ações cooperativas. Mais adiante voltaremos a tratar deste importante tema/símbolo da sociedade em rede que vivemos contemporaneamente.

 

Vídeos

Clique na imagem para assistir o vídeo.

sesc

Veja também:

http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/tecnologia-inovacao-em-aula-tema-de-debate-do-educacao-360-20167962