Formação Docente 2017

 

logofd

Educador “entremundos”: desafios do Ensino Médio na Idade Mídia

A escola – tal qual conhecemos – nasce, fundamentalmente, no século XVIII. Ela serviu aos interesses políticos e econômicos de uma Era histórica marcada pelo fortalecimento dos estados-nações e pela eminente ascensão burguesa (e consequente demanda por produção e acúmulo de riquezas/capitais). Tal qual presídios, quartéis, manicômios e hospitais – a escola pretendeu a organização dos quadros sociais através de espaços e tempos esquadrinhados e vigiados a partir de suas arquiteturas, funcionabilidades e hierarquias.

 

Essa é a escola que herdamos e acabamos por investir e fazer avançar, apesar do imenso abismo que separa o contexto histórico de sua idealização e os dias que assistimos alvorecer, com o emaranhado híbrido de culturas tecnológicas que impõem novas demandas sociais, inteiramente novas subjetividade(s).

 

Assim podemos resumir a crise: educadores que cumprem papéis funcionais do século XVIII e estudantes que esperam da escola (e claro, de seus educadores) a formação necessária para o processo civilizatório do século XXI, que rompe com os quadros prévios, exige criatividade e não mais ordenamento, espera interatividade e não autossuficiência, demanda por conexão e não, isolamento.

 

Somos educadores ‘entremundos’. Frutos de um tempo passado – saturado – e ainda inaptos para o tempo porvir no qual Educação e Cibercultura viabilizarão o surgimento de uma inédita maneira de realizar a ação educativa: tanto na mediação pedagógica do educador, quanto na potência aprendente do educando.

 

Clique aqui e conheça a programação da Formação Docente 2017.

 

Conteúdos:

gamificacao-e-ludicidade

metodologia-ativa

movimento-maker-e-educacao

projeto-de-vida

virtual-e-aumentada

 

Apresentações DRs:

am_formacao-de-educadores-esem

df_formacao-de-educadores-esem

go_experiencias-midiaticas-esem-2017

mg_colegio-sesc-em-minas-apresentacao-esem

rr-apresentacao-sesc-esem

escola-sesc-de-ensino-medio_cultura-maker