Sobre

O Programa de Intercâmbios da Escola Sesc de Ensino Médio propõe aos nossos estudantes um ambiente enriquecedor no âmbito cultural e educacional. Visa contribuir para o desenvolvimento pessoal através da integração de culturas, entendimento e aceitação da diversidade cultural, com foco em parcerias educacionais de alta qualidade e diálogo contínuo entre as nações que ajudam na formação do caráter do cidadão no mundo.

A Viagem Educativa Cultural aos Estados Unidos é realizada anualmente como parte do Programa de Intercâmbios da Escola Sesc.

INTERCAMBIO01
INTERCAMBIO01-02
intercambio03

Um grupo de estudantes, sempre acompanhado por professores, passa duas semanas em escolas de ensino médio parceiras espalhadas pelos Estados Unidos.

O objetivo do projeto é oportunizar ampla e rica vivência de troca cultural e educacional aos estudantes participantes, além da integração entre as escolas e comunidades envolvidas.

Escolas Parceiras:
INTERCAMBIO2 INTERCAMBIO2-02
Intercâmbios passados

Em 2015, o programa Viagem Educativa Cultural aos Estados Unidos teve como destino duas escolas parceiras – a Phillips Academy, em Andover, Massachussets, e a Community School, em Sun Valley, Idaho.

Dez alunos do 3o ano da Escola Sesc – cinco estudantes para cada escola parceira – participaram de um processo rigoroso e foram escolhidos para realizarem a viagem, financiada pela Escola, como uma forma de promoção de aprendizado pela integração de culturas.
Amanda Lima, Guilherme Diniz, Kaio Braúna, Nicolas Sassi e Rebeka Custódio, junto com o professor de física Reynaldo Lopes e com o coordenador de intercâmbios Paulo Ceotto, foram para as montanhas de Sun Valley viver a experiência de vida de uma pequena comunidade realmente integrada na Community School.

Já Ana Luísa Costa, Guilherme Tarine, Letícia Ximenes, Lucas Souza e Sérgio Espinoza, junto com o professor de música Henrique Ludgero, visitaram a Phillips Academy em um ambiente fortemente acadêmico que é a costa leste americana.

Em 2014, o Programa de Intercâmbios realizou a Viagem Educativa Cultural aos EUA em parceria com quatro escolas americanas. Acompanhados pelo professor de matemática Ulício Junior, os estudantes Daniella Brito, João Carlos Rocha, João Pedro de Oliveira, Laura Diettrich e Marckson Martins foram para Idaho, onde passaram uma semana na Riverstone Internacional School, em Boise, capital do estado, e uma semana na Community School, em Sun Valley, ambas escolas integrantes do Programa desde 2010.

Os alunos Ariel Abonizio, Ana Beatriz Motta, Fabiana Milhomem, Erika Franco e Paula Henriques, acompanhados pelo professor de literatura Luís Fernando e pela gerente de vida residencial Regina Barbosa, inauguraram a viagem à Phillips Academy, em Andover, Massachusetts. Já Gabriella Sampaio, Marlúcia Marques, Matheus Marques e Niara Carnaúba, acompanhados pela então coordenadora de intercâmbio Glória Soares e pela gerente pedagógica Inês Paz, foram o primeiro grupo composto por alunos da Escola Sesc a visitar a Deerfield Academy, também em Massachusetts.